domingo, 23 de agosto de 2009

BIBLIOTECA DIGITAL


.Biblioteca de Livros Digitais -PNL




. Revista Giggle






• Instituto Camões - Aprender Português... a ler. A Aventura dos Descobrimentos; Era uma vez um Rei…; Pequenos textos; Contos e pequenas narrativas; Histórias virtuais.

sábado, 22 de agosto de 2009

Ana Saldanha


Ana Saldanha nasceu no Porto, onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Inglês). Doutorou-se na Universidade de Glasgow com uma tese sobre Rudyard Kipling e a sua obra infantil. Ganhou o Prémio Literário Cidade de Almada com o seu romance Círculo Imperfeito e tem-se também dedicado à tradução. Mas é sobretudo conhecida como uma das melhores escritoras portuguesas para jovens.


Obras publicadas na Caminho;

Mais ou Menos Meio Metro…
(1.ª edição, 2007)
«Livros dos Quatro Ventos», n.º 0
Com ilustrações a cores de Gémeo Luís
Ninguém Dá Prendas ao Pai Natal
(1.ª edição, 2008)
«Livros dos Quatro Ventos», n.º 0
Com ilustrações a cores de Madalena Matoso
O Romance de Rita R.
(1.ª edição, 2006; 2.ª edição, 2008)
«Livros do Dia e da Noite», n.º 33
Cinco Tempos, Quatro Intervalos
(1.ª edição, 1999; 2.ª edição, 2007)
«Livros do Dia e da Noite», n.º 1
Com ilustrações a preto e branco de José Miguel Ribeiro
Para o Meio da Rua
(1.ª edição, 2000)
«Livros do Dia e da Noite», n.º 9
Como Outro Qualquer
(1.ª edição, 2001)
«Livros do Dia e da Noite», n.º 16
Com ilustrações a preto e branco de José Miguel Ribeiro
Uma Questão de Cor
(1.ª edição, 2002; 3.ª edição, 2008)
«Livros do Dia e da Noite», n.º 20
Com ilustrações a preto e branco de José Miguel Ribeiro
Pico no Dedo
(1.ª edição, 2004)
«Livros do Dia e da Noite», n.º 25
Com ilustrações a preto e branco de Filipe Abranches
Escrito na Parede
(1.ª edição, 2005)
«Livros do Dia e da Noite», n.º 31
Os Factos da Vida
(1.ª edição, 2007)
«Livros do Dia e da Noite», n.º 37
Com ilustrações a preto e branco de Alberto Faria ...

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A Ana Passou-se.


Mais um livro fabuloso de Maria Teresa Maia Gonzalez...a não perder!!!!



A Ana é uma rapariga de 15 anos. Filha de pai advogado e mãe escultora, vai com a irmã mais nova viver um drama que nem o amor por Tomás, um rapaz da sua escola, contribui para ultrapassar.

Ela, como tantas outras adolescentes, não teve infância, fez-se adulta contra-natura. Substituiu a mãe na educação da irmã, aturou a madrasta, combateu, lutou, cresceu sozinha. Exausta, completamente só, foge de casa e conhece a brutalidade da vida…

Fez frente a tudo e a todos. Não teve nunca um reduto de sonho e até as próprias lágrimas tinham secado na infância...

Mais sugestões de leitura para as férias....

























"A Porta" de José Fanha. " Missão em Happy-Cosmos" de Luisa Beltrão e José Fanha


José Fanha nasceu em 1951, em Lisboa. Arquitecto, professor e formador de professores. Poeta e autor de histórias e poesia para a infância e juventude, percorre escolas e bibliotecas orientando oficinas de escrita e comunidades de leitores. É também guionista de cinema e televisão e dramaturgo, autor de textos para rádio e de centenas de letras de canções. Declamador e animador cultural exerce esta função desde o tempo em que acompanhava Zeca Afonso.
Luísa Beltrão nasceu em Lisboa. Foi durante muitos anos mãe de família a tempo inteiro. Licenciou-se em Filosofia em plena Revolução de Abril. Lecciona Filosofia e Psicologia. Aos 50 anos estreou-se na literatura com Os Pioneiros, o primeiro volume de uma tetralogia publicada pela Presença que conta a história de uma família portuguesa desde o século XIX até aos nossos dias. A essa tetralogia pertencem ainda Os Impetuosos, Os Bem-Aventurados e Os Mal-Amados. Seguiu-se a obra Todos Vulneráveis, em 1999, e ainda em 2000 O Desafio da Cidadania na Escola, em parceria com Helena Nascimento. Recebeu o Prémio Máxima Revelação por Os Pioneiros. Dedica-se agora à literatura infanto-juvenil por causa dos netos.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Ler nas férias...


É tempo de férias, logo, há mais disponiblidade para a leitura. Miguel, a personagem principal deste livro, também está de férias que, pensava ele, iriam ser uma "tremenda seca". No entanto, uma grande surpresa está à sua espera no Monte da Azinheira Grande

Maria Teresa Maia Gonzalez

Nasceu no ano de 1958, em Coimbra. Estudou na faculdade de Letras da Universidade Clássica, em Lisboa, onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, tendo sido professora de Língua Portuguesa de
1982 a 1997.
Na sua carreira de autora conta já com inúmeros livros editados dos quais se destaca A Lua de Joana, sendo o seu maior sucesso editorial. Foi publicado em Lisboa, Outubro de 1994, conta já com 17 edições e 250 000 exemplares vendidos (editado também na Alemanha, Bulgária, Albânia, Espanha e China).
É também a autora da Colecção Profissão: Adolescente, onde conta com 26 títulos publicados, todos várias vezes reeditados e com Maria do Rosário Pedreira, co-autora da Colecção O Clube das Chaves, de que foram publicados 21 volumes.
Os seus livros têm a particularidade de reflectir assuntos relacionados com a juventude. Na sua escrita são visíveis as situações com que os jovens defrontam diariamente, na linguagem própria dessa idade, evocando os sentimentos e as duvidas que os atormentam, revelando também uma grande sensibilidade e actualidade em relação aos mesmos.



Pequena (da extensa)lista de livros da autora:

A lua de Joana
Recados da mãe
O guarda da praia
Quase Adolescente
Ser Invulgar
Bicho em perigo
Voa comigo
A História dos brincos de penas
Boas férias, Miguel!
Histórias do céu
O Incendiário Misterioso
A Fonte dos Segredos
Os pés que anunciam a paz
Gaspar & Mariana
Adivinhas com bichos
Pedro e o papa
Anti – Bonsai
Retratos Imperfeitos
Histórias com Jesus
A Contemplação da Coroa
A Cruz Vazia
O Pai no Tecto (teatro)

Domingo, 9 de Agosto de 2009, Raúl Solnado, deixou-nos...


Aos 79 anos, deixou-nos ontem o actor Raúl Solnado. Para aqueles que não o conheciam tão bem, podemos dizer-vos que foi um dos melhores humoristas portugueses. Preparou o caminho aos mais novos, constituindo uma fonte de inspiração imensa.
Sem dúvida que Raúl Solnado foi o precursor de uma nova geração de humoristas.Um homem bom, inteligente e duma humanidade e simplicidade impressionantes.Deixamos aqui a nossa singela homenagem terminando com a sua famosa frase
"Façam o favor de serem felizes!"

sábado, 8 de agosto de 2009

Forum RBE : 13 anos a construir saberes

Decorreu, hoje em Lisboa, o Forum RBE. Um encontro de mais de 1500 pessoas, todas ligadas às bibliotecas, escolares e/ou públicas onde se fez um balanço de treze anos de vida. Treze não é, de todo, o número do azar. É um número de muita vida,sinónimo de muitas bibliotecas, muito fundo documental, de muito investimento em todo o país.
Treze passou a ser o símbolo de novidade e esperança: A novidade: a portaria que está prestes a ser publicada e que institucionaliza o professor bibliotecário, na escola.Finalmente, viu-se reconhecido o papel de alguém fundamental para que as bibliotecas tenham visibilidade e desempehem a sua enorme função no desenvolvimento de competências de literacia.