sábado, 28 de novembro de 2009

Ler + em Família

O Plano Nacional de Leitura (PNL) continua a apostar no projecto "Ler + em Família", existindo no portal do PNL um separador dedicado a este projecto. Neste portal os visitantes têm acesso a informações sobre competências de leitura, sugestões e razões pelas quais se deve Ler sempre +.
As razões para lermos mais em família são muitas:
  • promove o gosto pela leitura;
  • desenvolve a inteligência e a imaginação;
  • melhora os resultados escolares;
  • fortalece os laços afectivos;
  • estimula o prazer do convívio;

Exposição de trabalhos da turma do PIEF


Os alunos do PIEF elaboram trabalhos sobre "As comunidades recolectoras" e "Os Direitos Humanos" e escolheram a biblioteca da escola sede para os expôr, uma vez que eles frequentam com alguma regularidade este espaço. Vêm com os professores fazer pesquisa no computador e livros diversos, ver DVDs e ler revistas( mais as alunas). A Coordenadora da BE já fez uma visita guiada, a título informal, a esta turma. Mas já estão agendadas duas actividades para eles : visita guiada formal e "Música com livros...".

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Concurso" Uma Aventura Literária 2010"



A Editorial Caminho lançou o Concurso "Uma Aventura Literária 2010" que se encontra aberto a todos os jovens até aos 18 anos. Por isso é para ti!!! Podes concorrer individualmente ou em grupo. Ainda tens a oportunidade de escolher uma de entre várias modalidades: Texto Original, Crítica, Desenho, Teatro e Olimpíadas de História. Há prémios aliciantes... Todas as escolas participantes recebem um cheque-livro. Todos os alunos participantes recebem um diploma de participação e autocolantes. Todos os professores recebem um diploma de Coordenação Pedagógica. Os trabalhos premiados são publicados com nome e fotografia dos autores num dos livros da colecção Uma Aventura. Os autores dos trabalhos premiados recebem um cheque-livro. Os professores responsáveis pelos trabalhos premiados recebem um diploma de Coordenação Pedagógica e um cheque-livro.
O Júri pode atribuir Prémios Especiais e Menções Honrosas.
O prazo de entrega de trabalhos termina a 15 de Fevereiro.
O Regulamento bem como a inscrição on-line está disponível
no site http:www.uma aventura.pt/

Na Biblioteca tens imensos livros desta colecção!

Associa-te ao prazer de ler... e embarca nesta aventura literária!!!!










domingo, 15 de novembro de 2009

...e ainda mais...

...e mais ainda...

Mais...

Mais trabalhos da Exposição

Exposição do grupo disciplinar de EVT na Biblioteca



Esta exposição compõe-se de recriações de algumas obras de Gustav Klint, trabalhos desenvolvidos nas aulas de EVT, por alunos do 6ºano com sob a orientação dos docentes Ana Araújo, José Faria, Laura Coito, Rodrigo Barreto e Vitor Cardoso.

Comemoração do Dia de S. Martinho


A Coordenadora das Bibliotecas Escolares realizou uma actividade intitulada " Leitura com Castanhas" que constava de um concurso de quadras de S. Martinho que foram colocadas em dois painéis e um terceiro improvisado ( dado a enorme participação, que ultrapassou de longe as nossas espectativas) e ainda uma árvore carregada de quadras. Além disso foi colocada uma mesa com textos, revistas, livros alusivos ao tema e um cesto de castanhas assim como bebidas para os alunos que passaram pela biblioteca. Os alunos comeram, beberam e leram as revistas com receitas com castanhas e a lenda de S. Martinho que estava muito atractiva.

sábado, 14 de novembro de 2009

Concurso : HALLOWEEN


Entre os dias 26 e 30 de Outubro, decorreu um concurso sobre o Halloween, dinamizado pelo grupo 220 e 330(sétimo ano de escolaridade) . O resultado foi absolutamente fantástico, além de imensos trabalhos, a qualidade não não foi descurada.
Os vencedores foram:
- Catarina do 5º D, Hugo do 5º B E Cristiana do 5ºF,
-João do 6 I, Joel do 6 G e Marcelo do 6ºF,
-Daniela do 7º C e Hélder do 7º A

Exposição de trabalhos sobre o LIVRO



Entre os dias vinte e seis e trinta de Outubro, decorreu a exposição dinamizada por todas as bibliotecas escolares do Agrupamento, sobre o tema O LIVRO. Esta exposição contou com trabalhos de alunos de todo o Agrupamento que se empenharam nesta actividade com bastante interesse e entusiasmo.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Visitas guiadas à Biblioteca (5ºano)


A Coordenadora das Bibliotecas Escolares do Agrupamento elaborou um calendário para as visitas guiadas à Biblioteca Escolar. Para estas visitas elaborou uma espécie de "bibliopaper" sobre vários escritores, temas de livros, consulta de dicionários, enciclopédias e pesquisa de material multimédia: CDs, VHS, DVs e computadores. Antes de iniciarem o preenchimento da ficha, a Coordenadora fez uma pequena chamada de atenção sobre aspectos fundamentais a cumprir quando se frequenta uma biblioteca. No fim, os alunos deixaram a sua opinião sobre esta visita.