sábado, 27 de fevereiro de 2010

Ler noutros sotaques

Os alunos do 2ºI ouviram ler (livro digitalizado) a obra "O Gato e o Escuro" de Mia Couto.
Aqui ficam as suas ilustrações:


O Planeta Terra

Tendo em conta que as aprendizagens realizadas pelos alunos são fundamentais, pedimos ao José Augusto Silva Soares do 4º ano que nos registasse o que aprendeu com a leitura da obra "O Planeta Terra", de Gonçalo Mendonça.
Aqui fica a sua ilustração:

Brincar com Matemática

Na BE de Ferreiros também se aprende a desenvolver a concentração e o cálculo mental, jogando. Temos alguns jogos, pedimos emprestados outros e iremos comprar o que nos for possível, pois esta actividade é do agrado dos alunos e desenvolve várias competências.
Algumas fotos de alunos do 2º e 3º anos:












sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Pedro Seromenho na Biblioteca do Centro Educativo de Ferreiros

No dia 22 de Fevereiro, o escritor e ilustrador, Pedro Seromenho, presenteou a biblioteca do Centro Educativo de Ferreiros, com a sua visita. Pedro Seromenho falou-nos dos seus projectos, nomeadamente de um conjunto de lendas que recolheu sobre vários concelhos do Minho, entre eles, Amares e que será publicado, bem como do seu novo livro “Estrelinha pálida” que sairá em Abril, aquando da Feira do Livro em Braga. Ainda nos falou do seu projecto, já em andamento, um parque temático, que está a crescer em Paredes, Porto.

Após tudo isto, ilustrou uma das histórias, escritas por um grupo de alunos do 4º ano e deixou-se entrevistar pelo Lucas, aluno do 4º E, que tinha preparado um grupo de questões muito interessante.

Por fim, tomou café connosco, deixando-nos a promessa de voltar. Todos, grandes e pequenos se deixaram encantar com a vivacidade, com o talento e o menino que ainda vive nos olhos sorridentes de Pedro Seromenho.










Ler com máscaras

No dia 11 de Fevereiro, para comemorar o Carnaval e não esquecer a leitura, alguns alunos do Centro educativo de Ferreiros (3º e 4º anos) e da Escola E. B. 2º e 3º Ciclos de Amares leram, cobertos por máscaras (concebidas pela professora Laura Coito e pelo aluno do 5º ano Pedro Basto) textos (prosa e poesia) de vários autores. Entre outros, Fernando Pessoa, Sophia de Mello B. Andersen, Eça de Queirós, José Afonso, A. S. Exupéry...
Os alunos percorreram alguns espaços da escola: sala de professores, gabinete do director, secretaria...
Aqui deixamos algumas fotos da actividade:









sábado, 20 de fevereiro de 2010

Conta- nos uma história!

A Biblioteca Escolar de Figueiredo participa no Concurso “Conta-nos uma história!”, promovido no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE), através da DGIDC, da RBE e do PNL. Com a iniciativa o "Podcast na Educação", pretende-se fomentar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital áudio. O Jardim de Infância de Figueiredo já iniciou os ensaios da História " A galinha Ruiva"

DIA DOS AMIGOS- S.VALENTIM

Os alunos das EB1s de Amares e Figueiredo, responderam à Proposta da BE em articulação som os Professores Titulares de Turma e Professores das Actividades de Enriquecimento Curricular, cada aluno expressou a amizade escrevendo frases ou lindos poemas a um amigo.

BE no JI de Amares e a Joaninha Vaidosa

A história da "Joaninha Vaidosa" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada foi a história escolhida para iniciar os trabalhos de Carnaval no Jardim de Infância.

BE no JI de Amares e a História da Galinha Vermelha

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

"A Arca de Noé" de Pedro Strecht

No âmbito do projecto "Construção da Cidadania", do Centro Educativo de Ferreiros, abordou-se com os alunos do 3ºano, na BE, durante várias sessões a obra "A Arca de Noé", de Pedro Strecht. Esta procura enfatizar valores como o respeito pela diferença e a inter-ajuda. Dizendo-nos que "tudo o que é importante esstá dentro de nós."




Pedro Strecht, médico de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, publicou entre outras obras, "Natal na Quinta" em 2006 e "Histórias para ler e Sonhar" em 2005, bem como outras obras dedicadas à infância e à adolescência.




Contadora de histórias na BE de Ferreiros

Liliana Ribeiro, contadora de histórias da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva visitou-nos no dia 29 de Janeiro, encantando grandes e pequenos com histórias de António Torrado. A sua capacidade de interagir com os meninos, a sua energia e a sua facilidade de comunicar maravilhou toda a gente.
O nosso muito obrigado.
Aqui ficam algumas fotos desse encontro:




terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A BE foi às EB1/JI - " A Bruxa Mimi no Inverno"


Após a apresentação/leitura da história proporcionamos um momento de magia, uma chuva de brilhantes.