quinta-feira, 18 de novembro de 2010

" PROJECTO: " BE comVIDA"

http://celago.blogspot.com/

Vencedores do Concurso de Marcadores

Os marcadores mais votados, nas escolas abaixo mencionadas, foram :
E.B.1 e JI de Amares , números 287 e 198 (com o mesmo número de votos);
E.B. 1 e JI de Figueiredo, número 250,
Centro Escolar Vale do Homem, número 99;
Centro Escolar do Cávado, número 99;
Centro Escolar de Ferreiros, número 365;
Escola E. B. 2,3 de Amares, número 46.

Estão todos de parabéns, pois a qualidade dos marcadores a concurso foi extraordinária.

domingo, 14 de novembro de 2010

Obras para Reflexão

Dia Mundial da Tolerância

-

Nina Luguvskaia, Eu Quero Viver

Nesta obra, ficamos a saber, pela voz de Nina, como se vivia nos anos trinta em Moscovo, onde as buscas estavam na ordem do dia, o espectro da prisão e até mesmo do gulag era uma perspectiva real e onde a fome constituía uma presença constante. Graças às suas inflexões e sonhos, podemos sentir aquela época, descrita por uma voz viva, perspicaz, enérgica e sincera.

-

O Diário de Anne Frank

Anne era uma rapariguinha de uma família judaica de Francfort que se refugiou na Holanda para escapar às perseguições nazis. Invadido este país, a família esconde-se com outras pessoas num "anexo" de uma casa, onde, protegida por gente corajosa e dedicada, consegue viver largo tempo sempre no terror de ser descoberta. Acabou por sê-lo. E o diário de Anne foi encontrado por acaso num monte de papéis velhos. Anne veio a morrer no campo de concentração de Bergen-Belsen. Mas o diário que essa rapariguita escreveu é, na sua perspicácia e na sua desenvoltura adolescente, um documento, um autêntico documento humano - e, só pelo facto de existir, um protesto contra as injustiças do mundo em que vivemos.

Filmes para Comemorar o Dia Internacional da Tolerância



O Dia Internacional da Tolerância comemora-se no dia 16 de Novembro. Aqui ficam alguns filmes que poderão ser usados para abordar temáticas ligadas à tolerância:



A Missão – “The Mission” (1986 – 120 m)

América do Sul, século XVIII. Depois da morte de um missionário jesuíta no interior da selva, o Padre Gabriel (Jeremy Irons) tenta entrar em contacto com a tribo responsável.O mercenário traficante de escravos Mendoza (Robert De Niro) também encontrou um filão nesta região inexplorada. Um homem desprovido de compaixão, não hesita em matar o irmão Felipe quando descobre que é para este que vai o amor da jovem Carlota. Gabriel convence-o a procurar refúgio espiritual na missão. Anos mais tarde, um novo tratado é assinado, e um representante da igreja chega para decidir o destino da missão, agora governada por Gabriel e Mendoza. Mas as tropas encarregadas de a destruir já vão a caminho. Mendoza e Gabriel enfrentam um terrível dilema: obedecer à ordem Papal e abandonar a missão, ou ficar e defender os índios. Gabriel opta pela salvação, mas Mendoza luta ferozmente contra os espanhóis, ao lado dos índios que outrora explorara.




A Lista de Schindler - “Schindler’s List” (1993 – 187 m)

A Lista de Schindler, um filme de Steven Spielberg, é uma obra-prima, que se tornou um dos mais distinguidos filmes de todos os tempos. O filme representa a indelével história do enigmático Oskar Schindler, um membro do partido nazi, mulherengo e especulador de guerra, que salvou a vida a mais de 1100 judeus durante o Holocausto. Foi o triunfo de um homem que fez a diferença no drama daqueles que sobreviveram a um dos capítulos negros da história da humanidade, salvos pelo que ele fez.




Amistad (1997 – 148 m)

Baseado numa história verídica, o filme relata a incrível viagem de um grupo de escravos que se apoderam do comando do navio que os transportava a fim de regressarem à sua terra natal. Quando o navio, chamada La Amistad, é de novo recapturado e levado para os EUA, os escravos são acusados de crime e encarcerados à espera do seu destino. Inicia-se um processo que irá confrontar as bases de todo o sistema judicial americano. Mas para os homens e mulheres em causa, é uma simples batalha pelo direito básico de toda a humanidade… a liberdade.


Billy Elliot – “Billy Elliot” (2000 – 106 m)

Quando Billy, um rapazinho de 11 anos, descobre uma classe de ballet que partilha o ginásio com o seu clube de boxe, há algo na magia dos movimentos que capta a sua atenção. E depressa troca as lições de boxe pelas de ballet, sem que a família o saiba. O pai e o irmão de Billy, ambos envolvidos numa greve de mineiros, lutam para pôr comida na mesa. As suas frustrações vão ao rubro quando descobrem que Billy anda a gastar o dinheiro das aulas de boxe numa ocupação pouco masculina. A professora de ballet convence Billy a prosseguir as aulas sem pagar, mas não consegue fazer o pai de Billy compreender o talento do filho. Enraivecido pela incompreensão da família, Billy executa uma dança só para o seu amigo Michael, mas é visto a meio da interpretação pelo pai. Descobrindo ali mesmo o talento do filho, o pai garante-lhe que terá a sua oportunidade de ir a uma audição a Londres. Com a ajuda dos outros mineiros, Billy e o pai chegam finalmente a Londres para o grande dia…

Dia Mundial da Tolerância - 16 de Novembro



Dia Mundial da Tolerância – 16 de Novembro





O Dia Internacional para a Tolerância foi instituído pela ONU como sendo o dia 16 de Novembro de cada ano, em reconhecimento à Declaração de Paris assinada a 12 do mesmo mês, em 1995, tendo 185 Estados como signatários. Foi instituído pela Resolução 51/95 da UNESCO.




Princípios da Declaração de Paris e efeitos:

A Declaração da ONU fez parte do evento sobre o esforço internacional do Ano das Nações Unidas para a tolerância . Nela os estados resfirmaram a "fé nos Direitos Humanos fundamentais" e ainda na dignidade e valor da pessoa humana, além de poupar sucessivas gerações das guerras por questões culturais, para tanto devendo ser incentivada a prática da tolerância, a convivência pacífica entre os povos vizinhos.

Foi então evocado o dia 16 de Novembro, quando da assinatura da constituição da UNESCO em 1945. Remetia, ainda, à Declaração Universal dos Direitos Humanos que afirma:

Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião (Artigo 18);

Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão (Artigo 19)

A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos (Artigo 26).


sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Visita da escritora Maria do Céu Nogueira ao nosso Agrupamento

No dia 27 de Outubro a escritora Maria do Céu Nogueira visitou a Biblioteca de Ferreiros, apresentando a sua última obra: Histórias Memórias e Contos Tontos. Esta obra com memórias e histórias da infância da autora encantou todos os alunos e professores.


terça-feira, 2 de novembro de 2010

"Histórias Memórias e Contos Tontos"


Esta obra, da escritora Maria do Céu Nogueira,maravilhou os alunos do 1º ano que estiveram na biblioteca do Centro Educativo de Ferreiros a ouvir "O anão sabichão e o saltão saltitão" e "O Grilo sábio". As ilustrações destas histórias, realizadas pelos alunos, foram apreciadas pela escritora aquando da sua visita à nossa biblioteca.