quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Histórias de Pontuar

          Uma novidade editorial da Dinalivro, intitulada Histórias de Pontuar e passível de auxiliar os alunos na aprendizagem da língua portuguesa. Segunda obra de Suzana Ramos http://www.facebook.com/SuzanaRamosPT , autora cujo primeiro trabalho venceu o Prémio Maria Rosa Colaço 2007, este livro para a infância dá rosto, biografia e personalidade aos sinais de pontuação, criando, por exemplo, uma vírgula chamada Virgulina, dois parênteses prestáveis ou um ponto de interrogação com a função de narrador perguntador. Ao entrelaçar sentido de humor e jogos de linguagem, a obra sublinha de uma forma lúdica a necessidade de colocarmos personagens improváveis no seu devido lugar, promovendo assim a difícil arte de bem pontuar. 
   Se quiser folhear Histórias de Pontuar, pode fazê-lo graças à seguinte ligação: http://issuu.com/dinalivro/docs/pontuar , encontrando informações adicionais na newsletter que tomámos a liberdade de anexar. Na internet, é igualmente possível visionar a entrevista que Suzana Ramos e Marta Neto, respetivamente autora e ilustradora, concederam ao programa «Ler + Ler Melhor», da RTP:  http://www.youtube.com/watch?v=Aga8g7esTo0 .
Grupo etário recomendado, dos 7 aos 11 anos.
      
Boas Leituras

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Expresso oferece a partir de sábado "O Que a Censura Cortou"

Livro da autoria de José Pedro Castanheiro é distribuído grátis com o Expresso a partir de sábado, 19 de janeiro. Leia agora os textos que a censura não deixou o Expresso publicar entre janeiro de 1973 e abril de 1974.


Expresso oferece a partir de sábado 'O Que a Censura Cortou'

Vencedor do Prémio LeYa - Nuno Camarneiro



Nuno Camarneiro vence Prémio LeYaNuno Camarneiro, 35 anos, é o vencedor da edição deste ano do Prémio LeYa, no valor de 100 mil euros. Debaixo de Algum Céu foi o romance inédito escolhido por unanimidade por um júri constituído por Manuel Alegre, Nuno Júdice, Pepetela José Castello, José Carlos Seabra Pereira, Lourenço do Rosário e Rita Chaves. A obra será publicada em Março.

Mais informação em: http://visao.sapo.pt/nuno-camarneiro-vence-premio-leya=f702751

Concurso Nacional de Leitura (1ª fase)


Os alunos vencedores da primeira fase do Concurso Nacional de Leitura foram Gabriela Martins (8º A), Bruno Marques e Rafaela Silva (9º A). Parabéns!

Sugestões de Leitura


 Estas são as últimas novidades, já disponíveis na tua biblioteca!


Aventuras de João Sem Medo, José Gomes Ferreira




História fantástica que recorre ao imaginário mágico, por vezes de inspiração surrealista, este romance é um prodígio de efabulação e engenho narrativo.
Aventuras de João Sem Medo, adequado ao 3º ciclo


O Fio do Tempo de João Paulo Oliveira e Costa


Sinopse
 4 de Outubro de 1500. Um homem contempla Lisboa à janela dos seus aposentos, no paço da Alcáçova. Tem 101 anos, e é o último conquistador de Ceuta vivo. Enquanto aguarda a inevitável visita da morte, D. Álvaro de Ataíde recorda a sua vida aventurosa: servidor da Casa de Viseu, conquistou Ceuta, lutou na Guerra dos Cem Anos, foi campeão de justas e torneios, sofreu em Tânger, ajudou a criar as caravelas, visitou a Guiné, ganhou fama na Borgonha, esteve em Alfarrobeira, na tomada de Arzila e na batalha de Toro. Conselheiro de reis e de duques, assistiu às lutas políticas e às tragédias do século XV português; viu a sua Casa ascender com D. Henrique e D. Fernando, cair em desgraça com D. Diogo, para finalmente subir ao trono com D. Manuel. Assistiu ao novo rumo que o destino de Portugal tomava, mudanças que o seu escravo, um guinéu que se entregava à prática da feitiçaria, acreditava terem acontecido graças à maldição que lançara sobre el-rei de Portugal.


O Cavaleiro de Olivença de João Paulo Oliveira e Costa



 Sinopse
 No último título da trilogia dedicada por João Paulo Oliveira e Costa aos «amigos do rei», a figura central é Joana, a Louca.
Filha dos Reis Católicos, mãe do poderoso Carlos V, irmã das duas primeiras mulheres de D. Manuel I, Joana ficou para a história como a possessiva mulher de Filipe, o Belo. Acusada de excessos por alguns, foi afastada do poder e enclausurada em Tordesilhas. Mas quem mais teria Joana amado? Voltou a rainha a apaixonar-se depois da morte de Filipe? Teve no seu íntimo outros amigos? Sobre estas interrogações se constrói uma fabulosa história de amor que tem por cenário a Europa trepidante do século XVI.

Para todos os que se interessam por romances históricos.


O Enigma de Zulmira de Vasco Graça Moura


Sinopse
 É o quinto romance na vasta obra literária de Vasco Graça Moura, poeta, romancista, tradutor e (polémico) ensaísta. A obra gira à volta da relação amorosa de uma militante e funcionária do PCP que, estando presa, se apaixona pelo seu algoz (o livro baseia-se na história de Carolina Loff, antiga militante comunista e espia soviética que se apaixona por um dos agentes da PIDE que lhe faz o interrogatório). No romance, ela é Zulmira, e ele Esmeraldo.



Cada homem é Uma Raça de Mia Couto


Inquirido sobre a sua raça, respondeu:

A minha raça sou eu, João Passarinheiro.
Convidado a explicar-se, acrescentou:
Minha raça sou eu mesmo. A pessoa é uma humanidade individual. Cada homem é uma raça, senhor polícia.



O Beijo da Palavrinha de Mia Couto


Sinopse

Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade (lista das Metas Curriculares).
Quando Maria Poeirinha adoeceu, o Tio Jaime Litorânio disse que só o mar, que ela nunca vira, a poderia curar. A menina estava demasiado fraca para a viagem, mas o irmão Zeca Zonzo encontrou o modo de a levar a conhecer o mar.
O poder mágico das palavras é o tema deste segundo livro para crianças de Mia Couto, mais uma vez com magníficas ilustrações de Danuta Wojciechowska.




segunda-feira, 7 de janeiro de 2013



O Felicidário é um calendário e também é uma espécie de dicionário com 365 definições práticas de felicidade (para maiores de 65 e não só).  http://felicidario.encontrarse.pt/

Coisas bonitas a começar o ano- Sophia de Mello Breyner Andresen





A porto editora editou "os ciganos", um conto inédito e inacabado de Sophia de Mello Breyner Andresen.
O texto foi terminado pelo neto da poeta, Pedro Sousa Tavares, e é editado com ilustrações de Danuta Wojciechwska.





A porto editora acaba de reeditar algumas das histórias que a autora escreveu para os mais novos: "A Menina do Mar é o primeiro conto de Sophia para a infância e foi editado, pela primeira vez, em 1958.
"A Menina do Mar" tinha ilustração de Noronha da Costa, agora é Fernanda Fragateiro quem dá corpo à amizade do rapaz e da menina do mar, a esse encontro entre a terra e o mar.

Dizia Sophia que as fadas são seres da natureza. Queria com isto lembrar que elas nascem da nossa capacidade de atribuir vida, vontade e intenções ao mundo da natureza.
 "A Fada Oriana",  tinha  ilustrações de Natividade Corrêa dão lugar às de Teresa Calem.