sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Ontem, 28 de novembro Isabel Alçada esteve no Centro Escolar Dom Gualdim Pais (Amares) às onze horas, a apresentar a sua (e de Ana Maria Magalhães) obra "A Bruxa Cartuxa na Floresta dos Segredos". Dois alunos caraterizados a preceito: a aluna de Bruxa Cartuxa e o aluno de Eco deram as boas vindas à escritora falando das personagens que "vestiram". Posteriormente outro aluno leu a biografia de Isabel Alçada e foram projetadas algumas obras suas em parceria com Ana Maria Magalhães, uma dupla de sucesso. Dois alunos, uma menina e um menino leram os seus comentários sobre a obra, realçando os aspetos negativos e positivos da mesma. Passou-se então à sessão de perguntas à escritora sobre a sua vida e obra às quais Isabel Alçada respondeu de uma forma simples e direta, falando  da sua infância e do seu gosto pela leitura, de seu pai, da sua força de vontade em conseguir atingir os seus objetivos, da sua parceria com Ana Maria Magalhães ...   Esta visita da escritora terminou com a respetiva sessão de autógrafos. 
     





















terça-feira, 26 de novembro de 2013

Encontro com ...Isabel Alçada

    Isabel Alçada, nome literário e profissional de Maria Isabel Girão de Melo Veiga Vilar, nascida em Lisboa, é professora e escritora portuguesa.  Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1974.
   Iniciou funções como professora do ensino básico, em 1976. Trabalhou com a professora Ana Maria Magalhães, na Escola EB 2,3 Fernando Pessoa, e juntas formam uma dupla na escrita juvenil, que foi inaugurada com Uma aventura … na cidade, em 1982. A colecção Uma Aventura revelar-se-ia um sucesso entre as camadas jovens, chegando a mais de cinquenta títulos, com adaptações para televisão e cinema.
   Ocupou os cargos de membro do Conselho Diretivo da Escola EB 2,3 Fernando Pessoa, vogal da Direção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, administradora da Fundação de Serralves, de 2000 a 2004, comissária do Plano Nacional de Leitura, de 2006 a 2009 e ex-ministra da Educação.


 Obras da escritora, em parceria com Ana Maria Magalhães: 











sábado, 23 de novembro de 2013

PEQUENOS/GRANDES PINTORES ...

Andamos em busca de pequenos talentos e ... encontramos mais alguns !!! ... no Centro Escolar Dom Gualdim Pais (Amares). Observem estes magníficos trabalhos.






quinta-feira, 21 de novembro de 2013



Parabéns Eduardo Lourenço pelo Prémio Jacinto do Prado Coelho.

Hoje, no dia mundial da #filosofia, a Associação Portuguesa dos Críticos Literários atribui o prémio a Eduardo Lourenço pela sua obra 'Tempo da Música – Música do Tempo' editado pela Gradiva.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013



As bibliotecas são como aeroportos. São lugares de viagem. Entramos numa biblioteca como quem está a ponto de partir. E nada é pequeno quando tem uma biblioteca. O mundo inteiro pode ser convocado à força dos seus livros.

Todas as coisas do mundo …




                                                                                                                                                              In Jornal de Letras, 15 - 28 Maio

domingo, 17 de novembro de 2013

Rede Bibliotecas Escolares: Doris Lessing

Rede Bibliotecas Escolares: Doris Lessing: Imagem: JN   Doris Lessing, escritora laureada com o Nobel em 2007, morreu este domingo, com 94 anos. No seu blogue, Buzzli...
A D. Sandra Araújo Silva esteve na biblioteca do Centro Escolar do Vale do Cávado,em Lago,  na qualidade de encarregada de educação de uma aluna da Educadora Elvira Machado, a contar uma história ao Pré-escolar. Esta atividade insere-se no Projeto:"BE com/VIDA" o qual pretende promover uma intervenção mais ativa, contínua e organizada dos pais na vida do agrupamento, bem como  valorizá-los enquanto fonte de vivências/experiências enriquecedoras das aprendizagens, em todos os níveis e na área das competências parentais (acompanhamento escolar, estimulação da aprendizagem, …) . 





José & Pilar - O filme

Hoje, 16 de novembro, o notável José Saramago faz aniversário.
Sua genialidade, sua audácia e sua alma visionária são marcas de sua grandeza. 


A Comunidade Mia Couto festeja o dia do seu nascimento, desejosa de que o mundo sonhado por Saramago se faça a cada dia mais real, a partir do coração de cada um de nós.  ... Ver mais


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - 2013/2014
 A 18 de Outubro de 2013, o Plano Nacional de Leitura declara oficialmente aberto o Concurso Nacional de Leitura (CNL) 2013 – 2014 que decorre entre esta data e o final do mês de Junho de 2014. 
Tal como em anos anteriores e levando em conta a intenção de promover a leitura nas escolas, o Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), promove, no ano letivo de 2013 / 2014, a 8ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).
A participação no concurso está aberta às escolas das redes pública e privada do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira que a ele aderirem, através da Inscrição de alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, qualquer que seja a sua nacionalidade. Como princípio geral orientador do CNL está o prazer de ler, pretendendo-se estimular nos concorrentes o gosto pela leitura e o contacto com os livros.
Inscrição da Escola - CNL 2013/2014 - Ficha de Inscrição (18 de Outubro a 20 de Novembro)
Apuramento dos alunos vencedores na 1ª Fase - CNL 2013/2014 - Apuramento dos alunos e obras lidas (de 20 de Novembro a 20 de Janeiro - Formulário a disponibilizar oportunamente)


terça-feira, 12 de novembro de 2013

O PROJETO : " BE com/VIDA" ... no Centro Escolar D. Gualdim Pais

Com a contadora de histórias, Inês Rodrigues, as crianças deste centro viveram um momento diferente no seu dia a dia escolar. As sessões correram bem, em particular a dos meninos do pré-escolar que estiveram todos juntos e portaram-se muito bem fazendo o que a Inês lhes pedia repetindo a lengalenga da Luisa Ducla Soares. Após algumas repetições alguns já a sabiam, foram para o lugar da contadora e assumiram o papel desta na perfeição. Também estiveram muito atentos à história contada respondendo acertadamente às questões levantadas.









Já está em pré-venda "Vida querida", de Alice Munro, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura. O livro chega nas lojas dia 5 de dezembro.

Como nas demais coleções de contos da autora, mestre da forma breve, nos vemos diante de personagens que caminham nas beiradas da existência, arrancadas de seu cotidiano por golpes incisivos do destino e da loucura. Mas este "Vida querida" tem um diferencial que o coloca num nível novo; a última parte do livro traz as quatro únicas narrativas autobiográficas já publicadas por Munro, que emprega toda a sua habilidade literária para rever sua vida, além de refletir sobre o ato de narrar, a ficção e os temas que regem sua obra — memória, trauma, morte.


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O S. MARTINHO ... CENTRO ESCOLAR D. GUALDIM PAIS

TEATRO: " A MARIA CASTANHA" ... 1ºciclo




AS CANTIGAS ... Pré- escolar:



O S. MARTINHO ... CENTRO ESCOLAR DO VALE DO CÁVADO







sábado, 9 de novembro de 2013

TOP NÃO-FICÇÃO




Sinopse
Para que serve a tromba do elefante? Porque é que uma maçã cai da árvore e uma estrela não cai do céu? Como surgiu a crise em Portugal? O Universo tem fim? Desconcertantes, curiosas, divertidas, as perguntas das crianças deixam muitas vezes os adultos sem saber o que dizer. Neste livro, especialistas e figuras de relevo da cultura portuguesa dão resposta às perplexidades de crianças com idades entre os 6 e os 12 anos. Pequenos textos claros e bem-humorados, em que a Ciência e a Economia, a Filosofia e as Novas Tecnologias, a Cidadania, as Artes e a Língua Portuguesa são trocadas por miúdos.


O Diário de um Banana - BOOKSMILE, livros que saltam à vista


O Diário de um Banana - BOOKSMILE, livros que saltam à vista

TOP FICÇÃO

O Banana, está de volta ..





sexta-feira, 8 de novembro de 2013

PEQUENOS/GRANDES PINTORES ... 

Hoje fomos à procura de novos artistas ... e encontramos mais alguns!!! no Centro Escolar do Vale do Homem (Rendufe). Utilizando várias técnicas os nossos meninos e meninas expressam-se das mais diversas formas e ... o resultado é este: