quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

" O Rapaz de pijama às riscas"

" Uma história de inocência num mundo de ignorância."




terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Auschwitz: Da libertação à construção do Holocausto

http://www.publico.pt/n1683413
  • Há 70 anos foi libertado o campo de concentração mais associado ao extermínio dos judeus pelo regime nazi. Mas demorou anos até haver uma compreensão generalizada de que os judeus tinham sido vítimas de um genocídio.

                                                                                                          in Publico (Clara Barata  27/01/2015)














DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO – 27 DE JANEIRO

  • No âmbito da evocação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que anualmente se comemora no dia 27 de janeiro,  instituído pelas Nações Unidas em 2005. A escolha do dia não surge por acaso: foi precisamente na tarde de 27 de Janeiro de 1945 que o Exército Soviético vitorioso chega a Auschwitz-Birkenau, o maior e o mais mortífero centro de extermínio do III Reich.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

VIDA MARIA

“VIDA MARIA” é um curta altamente premiado de 2006 dirigido por Márcio Ramos.

Produzido em computação gráfica 3D e finalizado em 35mm, o curta-metragem mostra personagens e cenários modelados com texturas e cores pesquisadas e capturadas no sertão cearense, no nordeste do Brasil, criando uma atmosfera realista e humanizada.

O filme mostra a história do que mais se vê no interior do nordeste (e não só lá):  crianças que têm sua infância interrompida para ajudar a família a sobreviver

Fonte: http://www.contioutra.com/vida-maria-impactante-por-sua-profunda-realidade/


Valoriza, o que a escola te oferece!...

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

VEJA TAMBÉM...

http://blogue.rbe.mec.pt/take-action-join-pen-in-condemning-1771169

PEN é uma associação internacional, fundada em 1921 para promover a amizade e cooperação intelectual entre os escritores de todo o mundo, enfatizar o papel da literatura no desenvolvimento da compreensão mútua e da cultura mundial,  lutar pela liberdade de expressão e pelos escritores que a defendem.

Veja também parte da declaração da PEN que condena o atentado contra o Charlie Hebdo e defende a liberdade de expressão como baluarte da paz e de sociedades livres:

" Je suis Charlie"


 «Não se percebe a gabarolice dos estúpidos assassinos quando gritaram "Matámos a Charlie Hebdo".

Não se pode matar a Charlie Hebdo. Não se pode matar a valente e hilariante revista que goza com tudo e com todos desde os tempos em que se chamava Hara-Kiri. Muitos poderosos tentaram censurar os satíricos da Charlie Hebdo. Nunca conseguiram. Nunca conseguirão.
O que se pode matar é a liberdade de expressão. Ou reforçá-la: foi o que fizeram os estúpidos assassinos que reagiram a desenhos satíricos massacrando os autores com metralhadoras. Desencadeou-se imediatamente uma onda de solidariedade francesa e internacional para reafirmar a liberdade de expressão.
Os mais perigosos inimigos da liberdade de expressão são pessoas inteligentes e bem-intencionadas que publicamente pedem tratamento especial para a religião islâmica (ou qualquer outra religião) para não "ferir susceptibilidades" ou "fazer provocações". São pessoas liberais que defendem calmamente a protecção das sensibilidades muçulmanas através da violação da liberdade de expressão, por muito civilizada e politicamente correcta que seja a forma de censura que propõem.
Mostraram-se quando foi o caso de Salman Rushdie e mostrar-se-ão outra vez dentro em breve. Quem será o primeiro idiota entre nós a dizer que a culpa foi dos assassinados da Charlie Hebdo? Tem todo o direito de dizê-lo. É isso a liberdade de expressão. Ser-se estúpido também é um direito. Até os assassinos o têm.»


Miguel Esteves Cardoso, Público, 08/01/2015

Explica-me:"Charlie Hebdo"


Explica-me: Charlie Hebdo – uma história marcada pela polémica




sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Totais de Empréstimo da EB 2e3


OS QUE MAIS LERAM...3º CICLO

Parabéns ao 7ºB

8º anos
9º anos

Curso Vocacional


quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

OS QUE MAIS LERAM... 2º CICLO

Observa os gráficos -
                                                            Parabéns ao 5º E
   

Parabéns à Marisa Fernandes, foi a aluna que mais leu este período,,,
                                                                      Parabéns ao 6º F
Parabéns Beatriz Fernandes, continua e boas leituras...