segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

HOLOCAUSTO

Projeto "Contai aos vossos Pais" na EB 2,3 de Amares

Trabalhos elaborados pelos alunos do 9ºano: vídeos, marcadores de página, quadros, cartazes, painéis,poemas, canções ... O primeiro vídeo foi passado em todas as salas de aula, quer no turno da manhã quer no da tarde.  Antes da passagem do vídeo estes alunos (três por sala) fizeram uma abordagem ao tema, responderam às questões colocadas e só depois passaram o vídeo.  


 
HOLOCAUSTO

Projeto "Contai aos vossos pais"

Na segunda-feira, dia 27 de janeiro de 2014, completam-se 69 anos após a libertação do campo de concentração nazi de Auschwitz-Birkenau (Polónia) pelas tropas russas (Aliados).
Foi a 27 de janeiro de 1945, ainda decorria a 2ªGuerra Mundial, que o mundo ficou horrorizado perante os vestígios do que tinha sido a “Solução final” nazi, em nome da qual cerca de 10 milhões de pessoas perderam a vida no que ficou conhecido como o Holocausto Nazi. Por isso, se convencionou fazer uma alusão em memória destas pessoas.
Embora, negado por uns ou minimizado por outros, o Holocausto Nazi foi uma realidade histórica e apesar, da história nunca se repetir, a reflexão sobre as ações humanas no passado, levam-nos a questionar como, em nome de uma ideologia ou de outra coisa qualquer, se podem atropelar os mais elementares direitos humanos.
O nosso Agrupamento não quis deixar passar a efeméride despercebida e por isso, na próxima semana de 27 a 31 de janeiro, irão realizar-se várias ações no âmbito do Projeto “Contai aos vossos pais" que constarão de exposições na ESA e na EB 2,3, apresentação de trabalhos dos alunos das turmas de 9º ano e secundário, projeções de filmes, entre outras.
Assim na EB 2,3, às 10.00 horas ou às 14.10 horas, estarão alguns alunos das turmas de 9ºano em várias salas (segue mapa em anexo) para fazerem uma apresentação de cerca de 10 minutos sobre a efeméride. Para isso, pedimos a colaboração e boa aceitação a toda a comunidade escolar.
Também convidamos todos os colegas e alunos a visitar a exposição patente ao público no átrio da biblioteca, no bloco 1, porque é importante conhecer o que aconteceu para evitar que tal se repita!
Obrigada!

As professoras de História
EB 2,3 de Amares

                                               


A libertação de Auschwitz foi há 69 anos - TSF

A libertação de Auschwitz foi há 69 anos - TSF

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

domingo, 19 de janeiro de 2014

 
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade III.


A girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa, é um brevíssimo conto infantil cheio de imaginação e fantasia. Tem por protagonista a girafa Olímpia e a galinha do mato Margarida, duas amigas inseparáveis. A girafa, de pescoço desmedido, passa o tempo a furar as nuvens, para tentar ver os anjos, e, à noite, engole as estrelas do céu, que lhe causam alguma ardência no estômago. A galinha do mato, também adora as nuvens e colecciona objectos brilhantes, como o olho de vidro do pirata da perna de pau. Um dia, a savana onde viviam fica sem nuvens e o sol começa a secá-la. As duas amigas procuram nuvens em céus distantes e sopram-nas para a savana. E, porque a girafa era muito atreita a constipações, com um espirro, consegue chuva suficiente para encher de verde tenro a savana doente de seca. A escrita, muito clara e ágil, convida a uma fácil leitura que as ilustrações enchem de colorido e graça. Eis um livro bem adequado ao pequeno leitor a que se destina.
António Couto Viana, 2006
Matilde Rosa Araújo


Matilde Rosa Araújo nasceu e viveu em Lisboa, em 1921, tendo estudado em casa com professores particulares até ter entrado na Faculdade de Letras, da Universidade Clássica de Lisboa, em 1945. Foi professora do Ensino Técnico-Profissional, e formadora de professores na Escola do Magistério Primário de Lisboa.
 Autora de mais de 40 livros (contos e de poesia para adultos) e de mais de duas dezenas de livros de contos e poesia para crianças. Dedicou-se à defesa dos direitos das crianças através da publicação de livros e de intervenções em organismos com actividade nesta área, como a UNICEF em Portugal.
Em 1980, recebeu o Grande Prémio de Literatura para Crianças, da  Fundação Calouste Gulbenkian, e o prémio para o melhor livro infantil, pela mesma fundação, em 1996, pelo seu trabalho Fadas Verdes (livro de poesias de 1994).
Matilde Rosa Araújo recebeu o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e, em maio de 2004, foi distinguida com o Prémio Carreira, da Sociedade Portuguesa de Autores.
A escritora Matilde Rosa Araújo tinha 89 anos quando morreu em sua casa em Lisboa na madrugada de 6 de julho de 2010.


 Obras de Matilde Rosa Araújo

 Recomendamos …     



                  
 




terça-feira, 14 de janeiro de 2014


José Saramago

Foi a 8 de outubro, há 15 anos, que José Saramago conquistou o Prémio Nobel da Literatura, tornando-se o primeiro autor de Língua Portuguesa a ser galardoado pela Academia Sueca. Escritor, argumentista, dramaturgo, ensaísta, jornalista, romancista, contista e poeta português, José Saramago alargou os horizontes da literatura e cultura portuguesas. O seu estilo literário e pensamento tornaram-no único, uma exclusividade percetível em qualquer uma das suas obras, desde o "Evangelho Segundo Jesus Cristo" a "Caim", da "Cegueira" à "Lucidez", passando pelo "Memorial do Convento", a "Jangada de Pedra", "A Caverna" ou "As Intermitências da Morte". José Saramago morreu na sua casa, em Lanzarote, aos 87 anos, no dia 18 de Junho de 2010.


José Saramago
Filho e neto de camponeses, José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, província do Ribatejo, no dia 16 de Novembro de 1922, se bem que o registo oficial mencione como data de nascimento o dia 18. Os seus pais emigraram para Lisboa quando ele não havia ainda completado dois anos. A maior parte da sua vida decorreu, portanto, na capital, embora até aos primeiros anos da idade adulta fossem numerosas, e por vezes prolongadas, as suas estadas na aldeia natal.
Fez estudos secundários (liceais e técnicos) e devido a dificuldades económicas, não pôde prossegui-los. O seu primeiro emprego foi como serralheiro mecânico, tendo exercido depois diversas profissões: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, tradutor, editor, jornalista. Publicou o seu primeiro livro, um romance,  Terra do Pecado, em 1947, tendo estado depois largo tempo sem publicar (até 1966). Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na revista  Seara Nova. Em 1972 e 1973 fez parte da redacção do jornal Diário de Lisboa, onde foi comentador político, tendo também coordenado, durante cerca de um ano, o suplemento cultural daquele vespertino.
Pertenceu à primeira Direcção da Associação Portuguesa de Escritores e foi, de 1985 a 1994, presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi director-adjunto do jornal  Diário de Notícias. A partir de 1976 passou a viver exclusivamente do seu trabalho literário, primeiro como tradutor, depois como autor. Casou com Pilar del Río em 1988 e em Fevereiro de 1993 decidiu repartir o seu tempo entre a sua residência habitual em Lisboa e a ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias (Espanha). Em 1998 foi-lhe atribuído o Prémio Nobel de Literatura.
José Saramago faleceu a 18 de Junho de 2010.


segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Recomendamos ...




Projeto: "BE com/VIDA":

Hoje, dia 13 de janeiro, no Centro Escolar do Vale do Cávado- Lago, esteve entre nós, mais uma vez, a professora Helena Barbosa. Mostrou um livro de jogos e atividades aos alunos dizendo que podem ler, divertir-se e aprender ao mesmo tempo. Estas atividades como sopa de letras, palavras cruzadas, puzzles, entre outros, estimulam a atenção e o cálculo mental, a memória visual e enriquecem o vocabulário. Contou a história: " A maior flor do mundo", de José Saramago aos alunos do 3º e 4º anos. Os alunos do 1º e 2º anos ouviram o conto "Ali Babá e os 40 ladrões" e os alunos do pré-escolar o conto "Aladino e a Lâmpada", do livro de Alice Vieira "Contos das Mil e uma Noites". Os alunos estiveram muito atentos às questões da professora Helena Barbosa respondendo quase sempre de forma positiva. Sabiam o nome de vários escritores e alguns títulos das suas obras. A professora  Helena elogiou-os dizendo que eles além de serem muito observadores, atentos e participativos também eram cultos. De facto, foi uma sessão muito agradável, educativa, enriquecedora e que contribuiu para a promoção da leitura. Veja as fotos.













domingo, 12 de janeiro de 2014

Recomendamos ...

Mary Berg tinha 15 anos quando foi aprisionada no gueto de Varsóvia. Seu diário, que descreve em detalhes a organização do gueto e a luta diária de seus moradores pela sobrevivência, foi o primeiro relato a ser publicado da tragédia que atingiu milhares de pessoas, e em 1945 – ano da primeira edição – trouxe a verdade sobre um dos capítulos mais obscuros da história.
Sobre os Autores:
Mary Berg – Sobrevivente do holocausto. Foi para os Estados Unidos com a família, onde, com a ajuda de um jornalista, organizou as anotações de seus cadernos para produzir a obra publicada em 1945.
S.L. Shneiderman – Jornalista premiado, autor, ensaísta; em Nova York, ajudou Mary Berg a redigir o texto final de seu relato dos tempos da guerra.
Susan Lee Pentlin (ed.) – Editora responsável pela organização da nova edição do diário de Mary Berg, publicada pela Oneworld em 2007.


Holocausto: os eventos e seu impacto na vida de pessoas reais - Editora Manole

Holocausto: os eventos e seu impacto na vida de pessoas reais - Editora Manole

sábado, 11 de janeiro de 2014

Com Fúria e Raiva


Com fúria e raiva acuso o demagogo 
E o seu capitalismo das palavras 

Pois é preciso saber que a palavra é sagrada 
Que de longe muito longe um povo a trouxe 
E nela pôs sua alma confiada 

De longe muito longe desde o início 
O homem soube de si pela palavra 
E nomeou a pedra a flor a água 
E tudo emergiu porque ele disse 

Com fúria e raiva acuso o demagogo 
Que se promove à sombra da palavra 
E da palavra faz poder e jogo 
E transforma as palavras em moeda 
Como se fez com o trigo e com a terra 

Sophia de Mello Breyner Andresen
, in "O Nome das Coisas"
Sobre a Palavra

Entre a folha branca e o gume do olhar 
a boca envelhece 

Sobre a palavra 
a noite aproxima-se da chama 

Assim se morre dizias tu 
Assim se morre dizia o vento acariciando-te a cintura 

Na porosa fronteira do silêncio 
a mão ilumina a terra inacabada 

Interminavelmente 

Eugénio de Andrade, in "Véspera da Água"


Recomendamos ...


SINOPSE
«Foi novamente como se a Vida, com todos os seus segredos, estivesse próxima de mim, como se eu a pudesse tocar… E ali sentia-me imensamente segura e protegida. E pensei: “Como isto é estranho. É guerra. Há campos de concentração. Pequenas crueldades amontoam-se por cima de pequenas crueldades. Quando caminho pelas ruas, sei que, em muitas das casas por onde passo, há ali um filho preso, e ali um pai refém, e ali têm de suportar a condenação à morte de um rapaz de dezoito anos.” E estas ruas e casas ficam perto da minha própria casa.
Sei do grande sofrimento humano que se vai acumulando, sei das perseguições e da opressão… Sei de tudo isso e continuo a enfrentar cada pedaço de realidade que se me impõe. E num momento inesperado, abandonada a mim própria — encontro-me de repente encostada ao peito nu da Vida e os braços dela são muito macios e envolvem-me, e nem sequer consigo descrever o bater do seu coração: tão fiel como se nunca mais findasse…»

A 9 de Março de 1941, quando Esther (Etty) Hillesum começou a escrever, no primeiro dos oito cadernos de papel quadriculado, o texto que viria a ser o seu Diário, estava-se longe de pensar que começava aí uma das aventuras literárias e espirituais mais significativas do século. Ela tinha vinte e sete anos de idade e morreria sem ter feito trinta.

A 30 de Novembro de 1943, a Cruz Vermelha comunicou a sua morte em Auschwitz.
Lobo Antunes entre os vencedores do Prémio Nonino

António Lobo Antunes é um dos quatro vencedores da edição deste ano do Prémio Nonino. Este galardão já premiou Jorge Amado e Amin Maalouf.

António Lobo Antunes é um dos quatro vencedores do Prémio Literário Internacional Nonino 2014. Os outros três galardoados são a palestiniana Suad Amiry, o filósofo francês Michel Serrres e o psiquiatra e escritor italiano Giuseppe dell'Aqua.
O júri internacional foi presidido pelo Nobel da Literatura Nobel V.S. Naipaul e também integrado pelo realizador Ermanno Olmi, o escritor Claudio Magris, o ensaísta Edgar Morin e a a investigadora Fabiola Giannotti, vencedora do Nonino 2013.

O prémio vai ser entregue a 25 janeiro, na sede da destilaria onde se produz a grappa  Nonino, em Ronchi di Percoto.
A obra de António Lobo Antunes tem sido traduzida em Itália pela editora Feltrinelli.



sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Tintin nasceu na banda desenhada há 85 anos | Cultura | Diário Digital

Tintin nasceu na banda desenhada há 85 anos

Tintin, o famoso repórter belga que protagonizou centenas de páginas de aventuras de banda desenhada, cumpre hoje 85 anos, desde que se apresentou a 10 de janeiro de 1929 no suplemento juvenil Le Petit Vingtième. 


terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A minha saudade tem o mar aprisionado
na sua teia de datas e lugares.
É uma matéria vibrátil e nostálgica
que não consigo tocar sem receio,
porque queima os dedos,
porque fere os lábios,
porque dilacera os olhos.
E não me venham dizer que é inocente,
passiva e benigna porque não posso acreditar.
A minha saudade tem mulheres
agarradas ao pescoço dos que partem,
crianças a brincarem nos passeios,
amantes ocultando-se nas sebes,
soldados execrando guerras.
Pode ser uma casa ou uma rede
das que não prendem pássaros nem peixes,
das que têm malhas largas
para deixar passar o vento e a pressa
das ondas no corpo da areia.
Seria hipócrita se dissesse
que esta saudade não me vem à boca
com o sabor a fogo das coisas incumpridas.
Imagino-a distante e extinta, e contudo
cresce em mim como um distúrbio da paixão.

José Jorge Letria

Fábrica de Escrita 
"Gosto do mar desesperado
a bramir e a lutar 
E gosto de um barco ainda mais ousado 
Sobre esta rebeldia a navegar."

Miguel Torga 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Os Três Reis Magos

    Hoje, dia 6 de janeiro é Dia de Reis.
    Segundo a tradição católica o Dia de Reis está ligado ao Natal pois os Três Reis Magos, de seu nome
Baltasar, Belchior e Gaspar vieram do Oriente ver o Menino Jesus e trouxeram-lhe presentes: incenso, mirra e ouro. Neste dia cantam-se as janeiras. A família volta a reunir-se e comem o bacalhau com batatas, bolo-rei. pão-de-ló, rabanadas entre outros alimentos típicos do Natal.