Perigos para o mar
O mar é o motor do planeta. Influencia as condições atmosféricas do globo e mantém o equilíbrio de gases na atmosfera. Também fornece a água – através das nuvens e da chuva – que é necessária à vida na Terra. Mas o mar é vulnerável à perturbação e ao abuso e, se o mar for perturbado, toda a vida na terra será prejudicada.
O mar cobre sete décimos da superfície do globo. Há mares enormes – os oceanos Atlântico, Pacífico e Í ndico – que são mais profundos do que altas são as grandes montanhas. Há mares pequenos, como o mar das Antilhas e o mar Vermelho, que são resultantes de movimentações importantes da crosta terrestre. Há mares sem marés, como o Mediterrâneo, e há mares interiores, tais como o Cáspio e os Grandes Lagos.
Os lagos e rios correm para o mar, transportando o excesso de água e o lixo da terra. A sociedade utiliza o mar como lixeira. Todos os dias, milhões de toneladas de lixo são lançadas no mar e muito desse lixo nunca desaparecerá. Também utilizamos o mar para transporte, como fonte de alimento, de combustível e de materiais de construção. Porém, estas actividades interferem com os ciclos naturais. Milhões de seres marinhos diferentes vivem em condições peculiares e estão interligados num delicado equilíbrio de cadeias alimentares. As nossas actividades destroem a vida nos oceanos; a menos que sejam controladas, acabarão por ameaçar a nossa própria sobrevivência.
(O Mar está a Morrer, Michael Bright)
Se queres saber mais consulta:
http://www.inag.pt
http://www.unesco.org/water
http://www.terravista.pt/meia-praia/3104
http://www.greenpeace.org/homepage/
Texto proveniente da pequena exposição alusiva ao Dia da Água, organizada em colaboração com o Grupo de Ciências Naturais, do 2ºCiclo.
Sem comentários:
Enviar um comentário